top of page

Henrique chega ao cume do Everest

por Jaqueline Crestani




Depois de cerca de 11 horas de escalada, o Henrique alcançou por volta da 00h30 (Brasil) deste sábado, 19 de maio, o cume do Monte Everest. Acompanhado de guias sherpas e do australiano Paul Ling (que acabou voltando antes do topo), ele saiu para completar a última etapa da aventura às 12h50 de sexta-feira, no horário de Brasília – em torno das 21h30 na hora do Nepal.

A conquista não é para muitos: o Henrique se tornou o 19º brasileiro a chegar ao topo do Everest. Ah, e é também o segundo mais novo (junto com o Waldemar Niclevicz) , pelo menos até a subida de Ayesha Zangaro. Ela, o Renato Zangaro e o Carlos Santalena optaram por descansar um dia no campo IV e começar a subida hoje. Paul irá tentar novamente o cume hoje também.

O Henrique já contou toda a sua história aqui, mas vale relembrar um pouco da trajetória dele nesse momento tão importante!

Ele começou a fazer escalada em rocha como hobby em 2013, ainda em Porto Alegre. Desde então, não parou mais: em 2015, decidiu se dedicar de fato ao sonho de praticar escalada em alta montanha. Em julho deste mesmo ano, esteve na Bolívia e chegou pela primeira vez até o cume do Huayna Potosí, a 6.088 metros de altitude.

Em janeiro de 2017, ele encarou um dos seus maiores desafios: o Aconcágua (6.962m), na Argentina. Durante essa expedição, ele  tomou a decisão definitiva de ir ao Nepal para tentar chegar ao cume do Everest. E, como vocês sabem, depois disso, o sonho de menino – que até então parecia distante – começou a se concretizar!

Foi mais de um ano de preparação, incluindo treinamento físico regular e viagens para treino na montanha. Ainda em 2017, ele esteve outra vez na Bolívia, onde fez novamente o cume do Huayna Potosí e também o Sajama (6.542m). No início deste ano, antes de partir para os Himalaias, foi ainda para a Argentina (Adolfo Calle - 4.200m).

O Henrique chegou ao Nepal no dia 2 de abril para se juntar aos brasileiros Carlos Santalena, Renato Zangaro e Ayesha Zangaro. O grupo começou a expedição Everest no dia 5 de abril e esteve junto durante todas as etapas do desafio. Ao chegar no campo IV, porém, os três preferiram descansar mais uma noite. Como o Henrique tinha condições de subir, ele optou por cumprir o cronograma e chegou ao cume antes dos companheiros. Ele deve retornar ao acampamento base na segunda-feira, 21, quando finalmente vamos ter os registros da conquista.

Abaixo tem um vídeo com a ligação que o Henrique fez via rádio para confirmar a chegada ao cume. Ele falou com  a Lyss Zangaro (esposa do Renato e mãe da Ayesha), que está no acampamento base. Pura emoção ouvir ele gritando: "Tive no topo do mundo, Lyss!".




Como já mencionamos das outras vezes, esta expedição foi possível com o apoio de alguns patrocinadores: Sicredi, CIEE-RS, Botolli, Arqsoft, MG Serigrafia e Cactus Ambiental.  Continuem acompanhando o projeto Versus Eu Mesmo no Facebook e no Instagram para saber como foram os detalhes dessa aventura!  * Enquanto o Henrique estiver na montanha – e com acesso restrito à internet –, quem vai manter o blog atualizado e dar notícias por aqui serei eu! Para quem não me conhece, sou amiga de longa data do “dono” do blog e estou participando do projeto como jornalista (e fã, é claro!). 

16 visualizações
bottom of page