top of page

Serra Fina: Dia 3 - Pedra da Mina e Vale do Ruah

 Terceiro dia de caminhada. havíamos dormido na base da Pedra da Mina, depois de um dia pesado de caminhada, pois chegaríamos tarde no cume caso continuássemos. Como vantagem acampamos próximo a uma fonte de água, nos liberando de carregar água para o jantar.    Mas a maior vantagem de acampar na base só tivemos após começar a caminhar novamente: nascer do sol de encantar os olhos, que fez nem sentirmos direito o frio que estava e o desnível da trilha. Com a vista da pedra do morcego e das nuvens atravessando de um vale ao outro. Nos divertimos muito lá em cima.


Cume da Pedra da Mina, 4º ponto mais alto do Brasil

Mais um cume com a Cláudia!!

Livro de cume

  O restante do dia foi novamente de novas paisagens e nova vegetação, é incrível como altera muito rápido. O vale do Ruah, praticamente pantanoso, causou boas risadas com algumas quedas, mas nenhum imprevisto.    Depois algumas escalaminhadas, subidas, descidas, chegamos a base do Três Estados relativamente cedo, e tivemos o que, na minha opinião, foi o melhor dia de camping. Depois de montar acampamento passamos um bom tempo conversando e trocando experiências, e com um grupo de alto gabarito em montanha, não foram poucas. Várias dicas pras próximas aventuras.


Começando o Vale do Ruah, com Sabrina e Rafael

Início da área de camping!

E aí vaí o relato do dia, um pouco antes de dormir:

"Hoje acordamos cedo, 4:30h, desmontamos acampamento e atacamos o cume da Pedra da Mina! Valeu cada segundo não dormido e cada dor sentida, vista sensacional! Indescritível!    Depois descemos, passamos pelo Vale do Ruah, bastante trabalhoso, com muita área alagada, afinal estávamos passando pela nascente mais alta do Brasil, a nascente do rio Verde.    Paramos para pegar água, mais 5kg para cada um, para hidratação de todo restante da trilha. E a partir daí a trilha foi muito puxada, mas novamente a paisagem compensou. O grupo andou muito bem, parando pouco. Chegamos a passar grupos que estavam muito na nossa frente.    Não atingimos o cume do Três Estados, pois sabíamos que lá estaria lotado, com difíceis condições de camping. Acampamos na base, no meio de um misto de mato e bambuzal. Lanchamos, e em seguida jantamos, afinal após 9h de caminhada todos estavam com muita fome, mas também precisávamos acabar com as comidas, baixar o peso para amanhã. Além disso, conversamos muito, o grupo se deu muito bem e estão todos, aparentemente, se divertindo muito.    Amanhã acordaremos às 4h para ver o pôr-do-sol no cume do Três Estados e fechar a travessia dentro do previsto.    São 19:45h, indo dormir." Serra Fina, 28 de maio de 2016

48 visualizações
bottom of page