• henriquefranke

Serra Fina: Dia 3

   Como tinha adiantado bastante no dia anterior, me dei o direito de dormir um pouco mais. Mas como dormimos cedo, é dificil esticar muito o sono, e 5:30h já estava desperto. Como estava frio, tomei café na barraca mesmo, e só então tomei coragem de sair e desmontar acampamento. Pelo menos o nascer do sol deu um show de cores!     O pessoal que tinha acampado comigo saiu um pouco mais cedo, cerca de meia hora antes que eu, então caminhei praticamente toda manhã só. Como já estava adiantado, o objetivo era chegar ao Pico dos Três Estados até meio dia, e dali decidir o plano para o final da travessia. Perto das 11h, depois de me perder na descida do Cupim do Boi, cheguei ao Três Estados. Era cedo, fiz uma pausa pra contemplar a paisagem, bater um pouco de papo com locais que estavam fazendo transporte de carga para uma "expedição comercial", comer um lanche reforçado, e perto das 12h decidi seguir, o plano era chegar ao pico dos Ivos e acampar por ali, pois se terminasse muito cedo a expedição terminaria no início da noite e teria que viajar a noite ou dormir em uma pousada, e tinha mantimentos para mais uma noite na montanha.


Nascer do sol no Pico dos Bandeirantes

     Cheguei nos Ivos pelas 14h, tinha praticamente terminado a expedição em 2 dias e meio. Mas não queria voltar, porém os Ivos não era uma boa opção de camping, pois estava ventando muuuuito, deixando o clima muito frio. A tendência era a noite piorar. Decidi seguir trilha abaixo, pois lembrava de uma clareira boa para acampar. Cheguei nessa clareira pelas 15h, com mais ou menos 1:30h de caminhada chegaria ao fim da trilha. Decidi acampar por ali.


Cupim do Boi visto "de baixo"

    Fiz meu jantar, e fiquei acompanhando o "trânsito" de pessoas descendo, trekkers passaram a noite inteira por mim. Estava me achando doido por não ter seguido adiante. Ventou muito a noite, acumulou muito sereno na barraca, e estava acampado sobre uma terra preta que grudou em tudo! Resumo, o camping foi bom, mas o resultado para a barraca não foi tão legal! No retorno a Arapiraca teria uma tarefa árdua para deixá-la "habitável" de novo rsrsrs..


Vista de cima do Cupim do Boi

"Hoje o dia rendeu!   Tinha programado para acordar às 5:45h, mas acabei acordando às 5:30h, depois de ficar um tempo enrolando, tentando dormir, mas já tinha dormido demais.     Tomei café da manhã ainda no saco de dormir e só levantei no raiar do sol, e então comecei a arrumar as coisas, e aproveitar a vista, e que vista!


1h do cume do Pico do Três Estados

    O pessoal que acampou no Pico dos Bandeirantes comigo saiu um pouco antes. Esperei um pouco e pelas 6:45h comecei a caminhar. Caminhei o dia todo sozinho praticamente, foi muito bom. Caminhar só tem suas vantagens (seguir seu ritmo, não desgastar conversando, etc) mas as vezes é, sendo redundante, solitário demais, falta alguém com quem compartilhar a beleza de tudo que está vendo e vivendo.


Mais uma foto de cume!

    O pessoal que acampou no Pico dos Bandeirantes comigo saiu um pouco antes. Esperei um pouco e pelas 6:45h comecei a caminhar. Caminhei o dia todo sozinho praticamente, foi muito bom. Caminhar só tem suas vantagens (seguir seu ritmo, não desgastar conversando, etc) mas as vezes é, sendo redundante, solitário demais, falta alguém com quem compartilhar a beleza de tudo que está vendo e vivendo.


Livro de cume

    Mas no Alto dos Ivos ventava muito, fazendo com que ficasse muito frio, péssima opção de camping. Falei com o pai e a mãe, com Talissa (já que foi o primeiro e último ponto da trilha a dar sinal) e continuei, agora já na descida final, decidido a encontrar um bom local de camping (lembrava de um antes do trecho de mata).     Assustei um pouco! Achei que seria mais perto. Conforme ia descendo e não achava nada, me arrependia de ter deixado passar o último grupo (que ia até o fim). depois de 1h de descida, pelas 15h, cheguei no ponto que lembrava.

Alto dos Ivos, , Serra Fina à direita, Itatiaia à esquerda

    Bom, aqui estou, já montei acampamento, já fui 'julgado' por um cara que passou subindo por não ter terminado estando tão perto, já tomei uma sopa, agora enquanto escrevo fiz um lanche, chá e queijo, e daqui a pouco vou começar a janta, pois já começa a se por o sol, e com ele vem o frio.


Cozinha de acampamento!

     A verdade é que poderia ter terminado hoje e ido a São Paulo, ou dormido na pousada em passa Quatro mesmo. Mas esse será o único camping sozinho. Além disso, me propus a 3 noites de acampamento, e quis estar mais essa noite na montanha, antes de voltar a cidade.     PS: não vejo a hora de chegar setembro, para sair do trabalho! Acho que estou mais ansioso com isso do que com a ida à Bolívia.     São 16:25h, em meia hora começarei a preparar o jantar." Serra Fina, 17 de junho de 2017.


Chegada no fim da trilha!! Exausto, mas renovado!

    No outro dia acordei as 6h, desmontei acampamento, tentando sujar o mínimo possível tudo dentro da mochila, já que a barraca estava completamente molhada e suja de terra preta. às 7h comecei a caminhar, e pelas 9h cheguei ao final da trilha, onde o resgate já me esperava!

    Serra Fina foi novamente surpreendente, mas muito diferente da outra vez. Completá-la sozinha foi muito interessante, me mostrou, mais uma vez, que não preciso depender dos outros para seguir meus planos. Mas sempre que encontrar companhia, será mais interessante!!!

0 visualização
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
contatos

Henrique Scalco Franke 

+55 55 981374049 

henriquefranke@versuseumesmo.com