Manaslu, o 2º CATORZE 8000+
Demos vida a um projeto que consiste em escalar 14 montanhas. Por si só, isto já exigiria um planejamento consistente, o que dirá de um projeto que consiste escalar não apenas quatorze montanhas, mas as 14 maiores montanhas do mundo.
Quando me decidi por escalar o Monte Everest este projeto ainda não existia, não para mim pelo menos! Objetivo alcançado, voltei para o Brasil com o meu ímpeto e paixão por montanhas ainda maior, definitivamente queria continuar escalando. Como maior montanha do mundo, esta, é claro, faz parte do projeto, como já vimos em posts anteriores, e acabou por ser apropriada ao mesmo como o 1º CATORZE 8000+.
Muitos esperam que diga qual será a ordem adotada. Apenas ouso dizer qual será a próxima montanha do projeto, afinal, quem sabe o que fará daqui a 5 anos? E daqui a 15? Tenho um pequeno roteiro esboçado em minha cabeça, mas como o tempo a ser decorrido ao longo da realização do mesmo é muito longo, prefiro mantê-lo comigo. O que me sinto confortável, mais do que isso, acho necessário, compartilhar é que no curto prazo não estão incluídas aquelas montanhas consideradas entre as mais difíceis perigosas, como o K2 e o Annapurna, por exemplo.
Entendo este projeto como uma auto construção: ao longo de seu desenrolar, ao escalar cada uma das montanhas, estaremos acumulando conhecimento e experiência, que nos servirão de base para superar os obstáculos mais difíceis.
Mas e qual é a próxima então?
Desde a concepção do projeto via duas montanhas como possíveis "próximas", o Cho Oyu, quinta montanha mais alta, e o Manaslu, oitava montanha mais alta. Por motivos principalmente de logística e "relações internacionais", optamos pelo Manaslu, localizado no Nepal, onde já temos um parceiro acostumado a montar expedições (Grade6Expedições & Himalayan Ascents). O Cho Oyu está localizado na fronteira do Nepal com o Tibet, porém sua rota normal se dá pela província chinesa, que tem questões burocráticas mais complexas, mais caras, e precisamos, junto com os nossos parceiros, desenvolver um parceiro que opere localmente.
Quer saber mais do Manaslu?
O Manaslu, com seus 8.163 msnm, e 3.092 metros de proeminência topográfica, é a oitava montanha mais alta do mundo. Teve seu cume tocado pela primeira vez em 1956, por uma expedição japonesa.
O número exato de pessoas que já o escalaram não foi encontrado, mas apenas se tem relato de 6 brasileiros que o tenham feito, apesar de outros o terem tentado. Deste 6, 4 chegaram ao cume recentemente, na temporada de outono de 2018. Os outros dois, apesar de relatarem a realização deste feito até hoje não apresentaram comprovação da conquista (fonte: revista GoOutside - http://gooutside.com.br/brasileiros-cume-do-manaslu/ em 12/dez/2018).
Manaslu é um nome que se origina da palavra "Manasa", que significa, em sânscrito, "Montanha do Espírito", ou seja, é outra montanha que para os locais, budistas, tem importante representatividade religiosa. No Nepal também, é conhecida como Kutang.
Assim como o Everest, escalar o Manaslu pressupõe uma aproximação e aclimatação, realizada por trekkings até sua base. Para aqueles que tem nas atividades outdoor sua paixão, mas não estão dispostos a encarar as dificuldades do ar rarefeito de uma montanha de 8000msnm, o Manaslu proporciona diversos roteiros de trekking (de repente tu não te anima, e nos acompanha nessa expedição, pelo menos num pedacinho dela!?!).
Quando iremos...
A nossa expedição está pré-marcada para a próxima temporada de outono, ou seja, setembro e outubro de 2019. A viagem toda deverá ter duração de, em torno de, 50 dias.
Ela está programada para o segundo semestre por dois motivos: primeiro que, diferente do Everest, a temporada de outono é considerada a melhor época para se tentar chegar ao cume desta montanha; e segundo que com isso ganhamos mais tempo para o desenvolvimento do projeto, inclusive a captação de recursos (quer associar tua marca ao CATORZE 8000+? Me manda um email agora!!).
E aí, ela é atraente ou não é?
