• henriquefranke

Bolívia 2015: Dias 2 e 3

Atualizado: 30 de Jul de 2018

O Vale do Condoriri


O dia 2 foi conturbado, fizemos o deslocamento pro Vale do Condoriri, local do nosso Curso de Escalada em Gelo. E por isso acabei não escrevendo, escrevi apenas no dia 3, duas vezes, as quais relato a partir de agora.

    "Ontem saímos pontualmente as 8:30h, e nos deslocamos até o ponto de acesso para carros mais próximo do Condoriri. Chegando lá colocamos as duffel's nas mulas e caminhamos por, aproximadamente, 1:20h até o que seria nosso acampamento base. Aqui encontramos com Elisa e seu grupo, outros escaladores brasileiros que estavam utilizando da mesma estrutura de apoio da Grade6. Eles estão tentando o Pequeño Alpamayo agora pela manhã, e depois devem partir para a continuação de sua expedição, que culminará na tentativa do Sajama.    Ontem, cheguei bem no acampamento, que está a 4.600 msnm, mas com o passar do dia as dores de cabeça aumentaram. Jantamos e dormimos cedo. Das 20h às 23h dormi muito bem, depois tive sonos 'pingados', com muita dor no corpo e dor de cabeça. Nos grandes intervalos entre os curtos espaços de tempo dormindo tive muito tempo pra pensar, e de tudo passou pela minha cabeça, as lembranças de todos que me chamaram de louco, todas as outras possibilidades que teria para as férias com o investimento que fiz para estar aqui. Posso dizer q foi uma noite muito sofrida, não faltou vontade de ir embora.    As 8:00h levantei e tomamos café, ainda com bastante dor de cabeça e comendo pouco.     Após o café fui no banheiro, e consegui 'cagar' pela primeira vez desde sexta, e isso me deixou muito melhor. Já estou me sentindo 90% e os devaneios sobre querer ir embora, que tive a noite, já não passam pela cabeça.    Agora teremos aula teórica sobre equipamentos de escalada e a tarde faremos uma caminhada de 3h até um dos glaciares.     Estou muito empolgado e, passando essas dores de cabeça de altitude, acredito que a investida ao cume será um sucesso." Vale do Condoriri, 6 de julho de 2015 (manhã)

Carro carregado e prontos pra sair rumo ao Vale do Condoriri

Eu e Diego na entrada do vale. Daqui em diante seria tudo a pé. Oswaldo descarregando o carro.

Mochilas, equipamentos e material de apoio nas mulas, comandadas pelos locais.

Chegada no acampamento, que já estava montado. Composto por barracas dormitório, barraca cozinha, barraca central e interndência

  "Como disse, já me sinto muito melhor em relação a altitude.     Hoje fizemos uma caminhada ao glaciar 'La Cabeza del Condor'. Paisagem maravilhosa!!! Pudemos sentir um pouco das dificuldades que nos esperam nos próximos dias.     Senti um pouco de dor no peito no trecho final e um pouco tonto na descida, mas também em função de ter forçado um pouco o passo no início.   A experiência de estar na montanha é sensacional, apenas gostaria de estar compartilhando-a com familiares e/ou amigos! Que a experiência de André, Elisa e Ercy sirvam de estímulo para o pai e a mãe, o Bruno está difícil de arrastar, mas quem sabe a Cláudia se empolgue (a Joana não me parece muito o perfil dela, acho que vai ser mais difícil que o Bruno, rsrsrs).     São 21:15h, indo dormir!"Vale do Condoriri, 6 de julho de 2015 (noite)


Vista dos glaciares, e a casinha que era nosso banheiro.

Até que era cômodo! rsrss

Ponto alto do primeiro dia de caminhada: caverna de gelo no glaciar "La Cabeza del Condor"


  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
contatos

Henrique Scalco Franke 

+55 55 981374049 

henriquefranke@versuseumesmo.com