top of page

CATORZE 8000+ : a logomarca

Quando decidi, após ter retornado do Everest, que antes de voltar à engenharia me dedicaria a continuar escalando, tentando transformar isso, mais do que no meu estilo de vida, no meu estilo de levar a vida, logo pensei que precisaria criar um projeto grande, e que para um projeto grande precisaria de uma marca condizente com ele.

Demorei a levar a ideia adiante, principalmente porque estava com dificuldade em ter um bom insight sozinho, ou pelo menos um que eu achasse que representava o que eu queria e almejava com este projeto. Foi aí que, em setembro, conheci as gurias da Piensa Comunicação, com quem passei a desenvolver esta que é, agora, a marca do nosso principal projeto de montanhismo, e que, para mim, traduz um pouco de tudo o que este projeto representa e almeja. E é isso que quero dissecar neste texto de hoje: o que essa logomarca representa, e como isto traduz os objetivos e anseios do projeto CATORZE 8000+.


Brainstorming

Bom, para alguém me ajudar a criar uma identidade visual para o projeto que eu idealize, precisaria explicar para essas pessoas o que é que estava por trás daquela ideia. Digo ideia, porque nem o nome eu havia encontrado um que me identificasse ainda.

Diria que a reunião foi um tanto longa, pois não bastava chegar e dizer: "O projeto consiste em escalar as 14 montanhas com mais de oito mil metros sobre o nível do mar.". Isso porque ninguém é obrigado a saber que existem apenas 14 montanhas, muito menos quais são, ou que pessoas dentro de condições normais de juízo se propõem a subi-las, e por quê. Então precisei contar do começo, de como começou a minha relação com as montanhas, como fui parar na Bolívia em 2015 para um curso de gelo, como começou o versusEuMesmo a partir dessa viagem, e porque, mesmo sabendo de todos riscos, me propus, escalei, e acabava de voltar do Everest (isso por si só dá um livro praticamente, por isso não vou detalhar aqui -rsrsrs).

Porém, além disso, da minha história, mais importantes foram as perguntas dos três integrantes da Piensa, que me levaram a ter percepções, sobre mim mesmo, sobre o versusEuMesmo e sobre o projeto, que eu sozinho não tinha tido ainda. E daí, juntando tudo isso, surgiram as premissas do que a logomarca deveria representar, em linhas gerais (para não dar spoiler da continuidade do texto) a identidade visual deveria mostrar ambição e capacidade de superação de desafios, e, de alguma forma, trazer os elementos centrais do projeto, as 14 maiores montanhas do mundo, além de representar meus sentimentos sobre o que é estar na montanha: bem estar, encontro comigo mesmo, felicidade/alegria!

Mas o mais importante desse dia, para mim, foi uma lição que aprendi, e venho tentando aplicar desde então: não construiria esse projeto sozinho. Precisava compartilhar com as pessoas o que eu estava pensando para me ajudar a pensar quais as melhores alternativas para os próximos passos, e como fazer cada coisa.


Elementos

Para elaboração da logo, o pessoal da Piensa definiu 4 elementos que deveriam estar presentes no nosso símbolo, que eu achei muito pertinentes e tudo a ver com nossos objetivos:


- o globo terrestre, afinal estamos tratando das maiores montanhas do mundo;

- a montanha, pois ela é a essência da proposta do projeto, e onde queremos estar;

- o montanhista comemorando, porque é a alegria de estar na montanha que nos motiva;

- e a medalha, no sentido de representar as conquistas e as celebrações por chegar onde nos propomos;


E eu ainda fiz um pedido especial: queria que o logo fosse "interativo", que conforme o projeto evoluísse, ele fosse mudando, dando cara para as conquistas já alcançadas, e às que ainda estão por vir!!

Ah sim, ainda tinha que achar o nome que melhor se adequaria à identidade visual, e que expressasse muito bem a essência do projeto.


Mas e como colocar tudo na logo?

Primeiro definiu-se que a logo seria construída em volta de uma circunferência, essa representando o globo, ou seja, um projeto dentro do mundo, pelas maiores conquistas do mundo, e para o mundo!


O escalador deveria estar no topo da montanha, comemorando o cume, imagem que esperamos que se repita com frequência, e, no mínimo, quatorze vezes!!

Porém, a montanha deveria aparecer de maneira global, e não apenas o cume, mostrando que há um caminho a percorrer, tão ou mais importante que o cume. Isto porque, principalmente nas grandes montanhas, como são as de 8.000msnm, as expedições são longas, e é preciso estar satisfeito, e realizado, por se estar na montanha, e não apenas por alcançar o objetivo final! Optou-se por uma silhueta de montanha com um cume principal, mas também com um "falso" cume, menor, representando as adversidades do caminho, que a trajetória nem sempre é constante, e que precisamos atingir um objetivo de cada vez!


Já a medalha foi fonte de inspiração para alguns itens da logomarca:

- raios: a cor dourada da medalha, remete ao brilho, e consequentemente ao sol, e todos esses elementos juntos, representando nos raios que surgem de trás da montanha e do montanhista, simbolizam a redenção, a conquista e a alegria de chegar até ali;

- conquistas: para representar as montanhas conquistadas, e aquelas à conquistar, ao redor do globo foram colocadas "medalhas", cada uma com as iniciais de cada um das montanhas (quer saber quais são?? dá uma olhada na postagem anterior clicando aqui ), e cada um ficará dourada ao decorrer do projeto, conforme formos alcançando os objetivos!!


Esta não foi a primeira versão. Depois de as meninas apresentarem a primeira versão foi quase um mês de discussão, principalmente sobre o nome: CATORZE OITOMIL, 14 de OITOMIL, 14x 8000, até chegarmos àquele que entendemos ser o mais estético e mais autoexplicativo: CATORZE 8000+!!


E agora temos uma cara pro projeto, que será a identificação dele para os nossos parceiros, atuais e futuros. Espero que tenham gostado tanto quanto eu, e que tenham se identificado com a ideia!! Continuem nos seguindo, se inscrevam no blog, e deixem suas sugestões e comentários.


Logos nos seus diferentes formatos e cores de uso


67 visualizações
bottom of page