top of page

Teresópolis e Salinas: Dia 7

A programação era escalar algo mais simples, pra não cansarmos tanto e estarmos bem para encara o Pico Maior no último dia de Salinas. Acordamos com o tempo feio, e nos deixamos enganar, acabamos não levando a ideia adiante, e tiramos o dia para explorar a região, o que também não foi de todo ruim.     Quando subimos, vimos que as nuvens estavam baixas, e na altitude das vias não havia chovido. Fica o aprendizado, de nunca subestimar as montanhas, nem desistir tão fácil!! hehehe

"Hoje o dia amanheceu bem feio. Nossa ideia de fazer uma via 'curta' nos 3 picos melou, pois a probabilidade das vias estarem molhadas era muito grande.     Sendo assim, fomos atrás das ditas falésias, onde poderíamos escalar vias esportivas protegidas da chuva. Demoramos um pouco para achar, em compensação achamos um vale com casas muito aconchegantes, que me lembram o estilo de vida que quero ter.     As vias esportivas não renderam grandes coisas, e pelas 12:30h decidimos subir para o início da trilha dos 3 Picos, para ver como estava e, eventualmente, fazer a caminhada até o cume do Pico Menor. Descobrimos que àquela altitude não choveu. Poderíamos ter escalado, mas não adianta lamentar.     Decidimos, então, entrar na [via] que havíamos planejado para de manhã. Sabíamos que não daria para terminar, mas pelo menos conheceríamos a via. Beto e Cyn me colocaram para guiar, a fim de testar o psicológico e os procedimentos de segurança. O psicológico abalou, pois as proteções são muito distantes uma da outra, tirando que a via é em aderência. Tanto que a segunda enfiada passei a bola para o Beto, que infelizmente não conseguiu concluir, justamente por causa da exposição da via. Subi então, de top rope, até o ponto que ele tinha chego para tentar a continuação. Muito tenso, trecho bem técnico e de muita adrenalina. No fim consegui fazê-lo, mas estava esgotado para continuar. Devido também à hora, decidimos voltar, para poder dormir cedo, pois amanhã a ideia é sair bem cedo para tentar fazer cume no Pico Maior.     São 21:45h, indo dormir!" Salinas, Nova Friburgo/RJ, 09 de setembro de 2016

Erro de percurso, agora que me dei conta que tinha as fotos do dia 8, e não tenho do dia 9. Atualizei a postagem anterior, e fico devendo as fotos desse dia!!