top of page

Projetos

Depois de quase duas semanas que terminei de contar minha primeira experiência com alta montanha, gelo, ar rarefeito, deu um apagão. Justificando um pouco, é São João, e no nordeste este é muito celebrado, então estive um pouco focado nisso (rsrsrsrs). Além de, também, alguns compromissos com trabalho e estudos, pois esse ano é de preparação pro Aconcágua, mas também de conclusão de pós-graduação e MBA.

   Falando em preparação pro Aconcágua, num dos primeiros posts falei sobre isso, que estava iniciando a preparação, com acompanhamento de nutricionista, preparador físico e pilates. Ao longo desse período, venho seguindo um programa de treinos, que terá seu "desfecho" em janeiro/2017, e queria falar um pouco sobre isso.     Junto com Kleibson (preparador físico) dividimos estes quase 8 meses em 3 etapas (ou ciclos), cada uma com um objetivo específico diferente, O mesmo consiste em: um primeiro ciclo dedicado a desenvolvimento de Força, subdividido em Resistência de Força e Hipertrofia; um segundo ciclo de desenvolvimento de Potência muscular; e um terceiro ciclo de Transição. Mais adiante detalharemos melhor os demais ciclos.


Esquema de Treinos, detalhe para 1º Ciclo

Estes treinos, de praxe, ocorrem três vezes por semana (segunda, terça e sexta), sempre de manhã cedo (5h), mas eventualmente acrescentamos alguns mais na terça, quinta e/ou sábado, para complementar. Quando não há treinos nos dias intercalados o foco recai em atividades aeróbicas (corrida e mountain bike).     E para complementar tudo isso, e dar uma diversificada, nas terças e quintas à noite pratico pilates, uma atividade que iniciei ano passado e que gostei muito. O pilates, além de ser um pouco mais dinâmico, é um ótimo exercício para desenvolvimento de força e tonicidade, além do desenvolvimento da respiração. Créditos para minha instrutora aqui em Arapiraca, a fisioterapeuta Thays Melo.

    Como se pode observar, o primeiro ciclo iniciou em meados de abril e terminará ao final de julho. Como retornei das férias de março um pouco acima do peso e com intervalo grande sem treinos, esse primeiro ciclo dedicou-se a preparar o corpo para o 2º Ciclo, onde desenvolveremos melhor focando na mecânica dos movimentos que são demandados em uma escalada de alta montanha. Esse preparo passou por, junto com o acompanhamento do nutricionista Rafael Holanda, perder peso na primeira etapa, com o objetivo de chegar, até o final do ciclo, aos 83,0 kg, e 11% de gordura, tendo iniciado com 90,7 kg e 18%, e na primeira avaliação posterior, no início de junho, E paralelo a esse preparo desenvolver a resistência muscular e hipertrofia, que deverão ser mantidas até o final, uma vez que serão muito demandadas, principalmente em relação a pernas e tronco!


Resultados parciais do primeiro microciclo

  E, como o grande segredo para uma preparação para montanha é estar na montanha e nas dificuldades de terreno que encontramos nesses ambientes, a preparação passa por incrementar as idas à Santana do Ipanema para escalar, e realizar pelo menos três trilhas longas (travessias) ao longo do ano. Uma dessas travessias já foi realizada, com sucesso, a Travessia da Serra Fina, mas isso será objeto das próximas postagens pois a história é longa, rsrsrsrs.

Agora é ainda mais foco, pra atingir os objetivos planejados e concluir essa preparação com sucesso.

4 visualizações
bottom of page