top of page

Cordón del Plata: Dia 5

No dia anterior decidimos que seguiríamos o programado, apesar de todos montanhistas acampados no Salto del Agua estarem planejando ir ao cume, iríamos ao colo. Como o colo está a "apenas" 200 metros de desnível do cume do Cerro Vallecitos, decidimos que qualquer alteração em favor de estender a empreitada até o cume seria tomada após chegarmos ao ponto almejado, em virtude de como estaríamos nos sentindo.   Noite de céu limpo, assim foi toda a manhã de caminhada, pouco vento, pouco frio, ótimas condições.


Cerro Vallecitos, visto desde o colo

    "Hoje levantamos às 4h. A ideia era sair às 5h e ir até o colo do 'Cerro Plata' com o 'Cerro Vallecitos'. Se chegássemos bem iríamos tentar subir o Vallecitos.     Levamos 5h até o colo, chegamos cansados, mas era possível. Porém, Guilherme estava com dor de cabeça, e recebemos a informação que o tempo fecharia, então decidimos descer, e às 12:30h chegamos ao acampamento.


Descanso no colo, para avaliar as condições de seguir, ou não

     Guilherme disse que não estava disposto a encarar essa mesma subida novamente. Como a rota mostrou-se tranquila decidi que amanhã iria subir só até o Vallecitos e, temporariamente, abandonaria o projeto do Plata. Iria, pois entrei em contato com os guarda parques para saber a previsão do tempo: ventos de 60 km/h e precipitações à tarde.


A informação de que o clima pioraria à tarde se confirmou, e assim foi toda a tarde no acampamento

    Com isso decidi que não seria prudente prosseguir, e então voltaremos ao refúgio amanhã já, encurtando a viagem em alguns dias. Coisas que acontecem nas montanhas, as vezes precisamos dar um passo atrás em nome da segurança, afinal as montanhas continuarão ali para escalarmos em outras oportunidades." Salto del Agua, Cordón del Plata/AR, 28/jan/2018


Nos restou descansar, hidratar, e esperar notícias da previsão para o dia seguinte

    Infelizmente não deu, e esta é a realidade das montanhas. Ficam os momentos vividos, os aprendizados, mas nunca vale a pena arriscar-se acima das capacidades ou contra as condições da natureza, tornando-se a decisão mais sábia a de retornar à casa em segurança.


Os "lapsos" de melhora do tempo nos presentearam com um belo pôr-do-sol

Final de tarde no acampamento Salto del Agua


bottom of page