top of page

Mal de Altitude

  Não é a toa que atividades de montanhismo são conhecidos como esportes de aventura, e, por muitos, classificado como esporte radical!! Isto porque os riscos são muitos!!     Mas eu diria que não muito mais que os que corremos diariamente; mas assustam mais por serem riscos que não estamos expostos diariamente, ou até há quem diga, que são riscos aos quais nos expomos voluntariamente!


Mal de Altitude: Prevenção e Tratamento - Stephen Bezruchka

    Tá, e daí? To escrevendo sobre isso hoje porque acabou de chegar meu mais novo companheiro de viagens "Altitude Illness: Prevention and Treatment" (Doença de Altitude: Prevenção e Tratamento), de Stephen Bezruchka!!


Mas resolvi comprar esse manual não por questões de medo. Mas simplesmente porque recentemente tenho lido muito sobre experiências de diferentes pessoas, em diferentes montanhas, e o mal de altitude é "figurinha carimbada" em qualquer livro sobre o assunto. E, como não poderia deixar de ser, isto me despertou bastante interesse no assunto.      Esse interesse advém ainda do fato de, como já relatei aqui no blog, na minha experiência em alta montanha, sofri um pouco com a altitude, mas nada que não tenha passado, pode se dizer que rapidamente, após um ou dois dias na montanha, ou seja, após me aclimatar. Então porque todo mundo fala tanto dele? Por que tanto receio das reações do corpo? E todos reagimos mal? Precisava sanar essas dúvidas.     Além disso, já que sabemos que estamos nos expondo a um risco, o mais sensato é se precaver. Certo?? Há quem diga que o mais sensato seria não ir, mas eu prefiro ficar com a primeira opção, e nesse caso, para mim, me precaver significa entender mais do assunto, ter onde buscar respostas quando precisar, e até mesmo saber como agir no caso de ser acometido por este "mal"!!     Por quê não ir devido a um risco não me parece uma opção!! Depois que ler falamos mais sobre o assunto!! rssrsr

9 visualizações
bottom of page