top of page

Huayna Potosí+Sajama: Dia 6

Atualizado: 30 de jul. de 2018

  Depois de uma noite de descanso em La Paz, o sexto dia foi de organização e translado ao povoado Sajama, de onde partiríamos à nossa segunda escalada da expedição. Na organização da mochila fiz uma sequência de fotos com a divisão dos itens a serem levados, que será objeto do próximo post (foram postados com breve descrição no instagram na época).     A saída de La Paz, por volta das 13h, foi complexa, por ser dia festivo, pela comemoração da independência boliviana, muitas ruas estavam fechadas, inclusive a avenida de acesso principal a El Alto, e por isso precisamos pegar um caminho alternativo. Tudo isto ocasionou um pequeno atraso, e chegamos ao povoado Sajama já era quase noite.


Material separado para a expedição ao Sajama

    Passada a tranqueira, a viagem se torna muito bonita, principalmente depois que saímos da rodovia que liga La Paz a Oruro, em Patacamaya. Ao longo deste trecho, passamos por diversos trechos de solo branco, principalmente próximo a rios, devido ao sal depositado. Também passamos por "edificações" antigas, que depois descobrimos ser antigos túmulos incas. Tudo isso sempre "observados" pelo Sajama, que se impõe no horizonte por praticamente todo trajeto.      O Nevado Sajama, e o povoado de mesmo, está localizado no Parque Nacional Natural Sajama, e as pessoas aí residentes tem origem em famílias tradicionalmente locais, e que tem suas atividades econômicas reguladas de maneira a manter a preservação do local.


No caminho. Sajama imponente ao fundo

    Chegamos na pousada ao anoitecer, já fazia muito frio, e como os próximos dias seriam de atividades intensas, apenas jantamos e fomos dormir relativamente cedo. Estávamos aos pés da maior montanha da Bolívia, que estava a nossa espera!


Chegada no povoado Sajama, com lua cheia

"Foi muito bom voltar à La Paz, conversar com a família e amigos. Tive uma ótima noite de sono.     Pela manhã arrumei as coisas para o Sajama, e pelas 13h começamos a viagem. Devido à festa de independência da Bolívia demoramos até conseguir sair de La Paz de fato, o que atrasou a viagem.     Chegamos no povoado Sajama pelas 19h. A estrada é muito bonita, o Sajama se impõe no horizonte. deu muita vontade de subir-lo.


Loft, parecia uma casa de hobbits

 O loft é muito legal, cabanas pequenas mas muito acolhedoras. Esperava camas desconfortáveis, como normalmente são os refúgios, mas estamos muito bem acomodados.     Apesar de ainda sentir o corpo cansado estou muito empolgado para essa escalada. A lua está cheia, e tudo indica que teremos bom tempo.      Amanhã, às 9:30h, saímos em direção ao campo base.      São 21:25h, indo dormir." Povoado Sajama/Bolívia, 05 de agosto de 2017

Já de manhã, no outro dia!


4 visualizações
bottom of page