top of page

Cordón del Plata

Treino e "Guia"


    21 de janeiro, depois de postergar por mais de um mês, finalmente saímos de viagem, rumo à Mendoza na Argentina. Iríamos ao Cordón del Plata, a uma região mais conhecida como Vallecitos, eu e Guilherminho, amigo que junto com o Edie foram àqueles que me levaram para escalar em rocha a primeira vez, e esta seria sua iniciação em alta montanha também.


Entrando na Argentina pela ponte Uruguaiana/Passo de los Libres, que bagunça!!

A ideia inicial era passarmos primeiro em Santiago/Chile, para aquisição de equipamentos. Ao longo da viagem, conversando, concluímos que estender a viagem em quase 600km não valeria a pena, o diesel não está barato.      Tocamos direto, de Porto Alegre até Santa Fé/AR, onde dormimos em um hotel de beira de estrada. No outro dia seguimos até Mendoza/AR. Só essa viagem já foi uma aventura, acho que fomos parados em todas barreiras policiais, fomos multados por problemas com o extintor de incêndio do carro, tivemos praticamente todas malas, e bancos do carro, revistados a procura de drogas, isso já dá uma ideia.


Parceiro de viagem, rsrsrs

     22 de janeiro, perto das 15h, estamos entrando na província de Mendoza, ansiosos por ver a Cordilheira dos Andes no horizonte, nosso campo de visão é tomado por intenso temporal, que logo em breve estaríamos dentro, parecendo que o carro sairia voando! Primeira coisa que vem à cabeça, principalmente pelas últimas notícias do Aconcágua terem mostrado uma temporada de clima implacável, tirando o cume, ou pelo menos o deslumbre da vista do cume, de muitos montanhistas: escolhemos o período errado, tempo vai estar feio! Por sorte, minutos depois já estávamos fora do temporal, dentro da aridez mendocina, e com a Cordilheira dos Andes dominando o horizonte à nossa frente. Próximo às 19h chegamos em Mendoza, nos instalamos em um hostel, guardamos o carro com as bagagens em um estacionamento e fomos às lojas e jantar. Já que tiramos Santiago do roteiro, ganhávamos com isso um dia, e queríamos ter esse dia na montanha, então deveríamos organizar nossas coisas em Mendoza o mais rápido possível.


Pôr-do-Sol no rio Paraná

     23 de janeiro, acordamos cedo, e fomos à rua, tínhamos alguns equipamentos conjuntos que precisavam ser alugados, entre eles a barraca, fundamental, e o Guilherminho, por ser sua primeira vez na montanha, tinha muitas coisas individuais a alugar. Fomos em uma das lojas, separamos todo equipamento individual a ser alugado, mas faltou dinheiro, precisávamos sacar. Fomos ao banco, e no caminho passamos no hotel do Edu, da Grade6Viagens, mais do que meu guia de outras expedições, um amigo, e ele acabava de retonar do Aconcágua com um grupo. Na verdade fomos ao seu encontro de forma despretensiosa, dar um "hola" e tirar dúvidas sobre algumas coisas da logística, saímos de lá com muito equipamento emprestado, entre eles a barraca, e outros que iríamos sem mesmo (rádio por exemplo), e muitas dicas para nossa expedição, se só pelas dicas ele já merecia uma menção especial, com toda ajuda que deu merecia mais!!! Valeu Edu!


E mais uma reta interminável em direção à Mendoza

     Fomos com ele e o grupo da Grade6 à outra loja, onde conseguiríamos pagar os equipamentos no cartão, facilitando a vida, e por isso acabamos alugando lá (Piré, caso alguém tenha interesse)!! Pronto, de equipamentos estávamos prontos. Agora tinha que almoçar, comprar mantimentos, e rumo à montanha, essa noite iríamos ao Cordón del Plata.      Saímos de Mendoza por volta das 16h. Não tínhamos nada marcado nos refúgios, apenas a indicação de que o Refúgio San Bernardo era uma ótima opção, e fomos muito bem recebidos quando chegamos lá, por volta das 18h.       A noite no refúgio serviu para tirar dúvidas com outros escaladores sobre como eram as montanhas no Vallecitos, e definir os pormenores do programa de aclimatação. Além disso, ajeitar todos equipamentos, roupas e mantimentos que subiriam conosco, preparando assim a mochila. Ficamos um pouco assustados, tínhamos mais de 30kg para cada um, mas isso seria um problema para o outro dia de manhã!!

28 visualizações
bottom of page