VersusEuMesmo é um nome oriundo do trocadilho oral entre as palavras "versus", em alusão ao desafio entre duas pessoas ou grupos, e a palavra "versos", que representa aquilo que é escrito. Neste caso, ele representa tudo aquilo que é a essência do montanhismo, as experiências vividas enquanto desafiava a si mesmo em suas aventuras em montanhas.

Foi criado em 2015 por Henrique Franke como um blog para relatar e compartilhar suas experiências durante o curso de escalada em gelo, na Bolívia. A vontade, ou necessidade de um blog ficou evidente para ele quando percebeu que o simples relato não expressava o quanto havia sido fascinante para ele.

Com a continuidade das expedições ele adotou VersusEuMesmo como sua marca pessoal, que passou a identificar tudo que em sua vida relacionava-se ao montanhismo, dos equipamentos aos materiais de palestras e de divulgação das expedições.

Com a decisão de dedicar-se integralmente ao montanhismo, iniciando pela escalada do Monte Everest, a marca VersusEuMesmo transformou-se em uma empresa, que engloba todas atividades realizadas pelo Henrique: expedições à alta montanha, trekkings, palestras, consultorias, mentorias e vivências para desenvolvimento de equipes.

Após 5 anos, a VersusEuMesmo está consolidada no sul do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul, como uma empresa capaz de trazer as vivências da montanha para o dia a dia das pessoas e empresas, ajudando-os e a seus colaboradores, clientes e parceiros a engajarem-se e acreditarem em seus sonhos.

julho/2015 Curso de escalada em gelo na Bolívia

setembro/2015 Início do blog, ainda no blogspot

2016 Criação da primeira identidade visual da marca

2017 Realização das primeiras palestras 

maio/2018 Escalada do Everest

julho/2018 Inscrição como CNPJ

setembro/2018 Lançamento do site

novembro/2018 Lançamento do projeto CATORZE8000+, inédito no Brasil

janeiro/2019 Primeira expedição com clientes

junho/2019 Remodelada a identidade visual

2020 Lançamento das mentorias para novos montanhistas

Henrique Scalco Franke é o 19º brasileiro e 3º e mais jovem gaúcho a ter escalado o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo. Também é o 1º gaúcho e 6º brasileiro a escalar o Monte Manaslu, a oitava montanha mais alta do mundo.

Engenheiro Ambiental pela UFRGS, Gerente de Projetos pela FGV, Henrique se especializou na área de saneamento básico, tendo trabalhado por 5 anos na maior parceria público privada do setor. Chegou a liderar mais de 50 colaboradores, sendo responsável pelo abastecimento de água de 10 cidades do interior alagoano.

Natural de Porto Alegre/RS, mudou-se ainda muito novo para Santa Rosa/RS com a família, por isso considera esta sua terra natal, uma vez que foi onde viveu toda sua infância e viveu suas primeiras experiências. Aos 15 anos retornou à Porto Alegre/RS para compor as categorias de base do time de basquete da SOGIPA e concluir os estudos.

Em 2017, após escalar o Monte Aconcágua decidiu dedicar-se integralmente à VersusEuMesmo, com a intenção de unir seu amor pelas montanhas ao seu dia a dia, e mostrar as pessoas que até os sonhos mais impossíveis podem virar realidade. Além disso, mantém seu projeto individual de escalada, o CATORZE8000+, em que almeja escalar as 14 montanhas do mundo com mais de 8.000m de altitude, projeto atualmente inédito entre brasileiros.

Praticante de escalada em rocha desde 2012, já viajou por diversos estados brasileiros para escalar e realizar travessias. Hoje procura realizar seus projetos individuais de maneira autônoma, sem associar-se a expedições comerciais, uma maneira de ganhar experiência e "aprender fazendo".

Henrique é escoteiro desde seus 7 anos de idade, fato que associa diretamente ao seu amor pela natureza e pelas atividades ao ar livre. Ficou afastado do movimento por alguns anos, e desde 2017 dedica-se como voluntário para dividir com os jovens um pouco das suas experiências com montanhismo.

março/1989 Nascimento

1996 Ingresso no Movimento Escoteiro

2012 Início das primeiras escaladas em rocha com amigos

fevereiro/2013 Formou-se em Engenharia Ambiental, pela UFRGS

março/2013 Mudou-se para Arapiraca/AL por motivos profissionais

2015 Curso de Escalada em Gelo - Primeira experiência em alta montanha

2017 Escalada do Aconcágua, rota 360

julho/2017 Demissão do emprego como engenheiro e dedicação exclusiva à VersusEuMesmo

abril/2018 Escalada do Everest

janeiro/2019 Primeira expedição com clientes

setembro/2019 Escalada do Manaslu

Ayesha Zangaro é a 20ª brasileira e mais jovem latino americana a escalar o Monte Everest, a montanha mais alta do mundo. Também é a mais jovem brasileira a alcançar o topo de 6 dos Sete cumes.

 

Natural de São José dos Campos/SP, tem no mundo sua casa, tendo em sua história muitas viagens para narrar. Até hoje teve oportunidade de visitar quatro dos grandes continentes da Terra, e foi em uma dessas viagens, para o Nepal, em 2010, que se apaixonou pelas montanhas e pelo ambiente natural e inóspito que as cercam. A proximidade com toda a magia da grande Cordilheira do Himalaia despertou sonhos e desafios para os próximos anos.

Desde então dedica-se a escalar os Sete Cumes, a montanha mais alta de cada um dos 7 continentes, e está quase lá! Com 16 anos, em 2011, Ayesha foi a mais jovem brasileira a pisar no cume do Kilimanjaro na África e nos anos seguintes escalou o Aconcágua (América do Sul), Monte Elbrus (Europa), Pirâmide Carstensz (Oceania), Denali (América do Norte) e em 2018 tornou-se a latino americana mais jovem a escalar o Monte Everest (Asia). Além disso esteve no cume do vulcão mais alto do mundo, o Ojos del Salado, no Chile e na região do Condoriri, Bolívia fazendo cursos de escalada em gelo.

Graduada em Dança pela Unicamp, concilia seus treinamentos entre aulas de dança e treinamentos específicos para o montanhismo. Procurando seu espaço no mercado de trabalho da dança de São Paulo, busca cada dia mais viver a arte que existe em si e lugares que acolham e incentivem as mais diversas formas de expressão. Acredita na vida como movimento e no crescimento espiritual a partir de cargas culturais e naturais diferentes.

setembro/1994 Nascimento

abril/2010 Trekking Campo Base do Everest - Primeira experiência em alta montanha

março/2011 Escalada do Kilimanjaro/África - Primeira expedição a alta montanha

junho/2013 Curso de Escalada em Gelo

fevereiro/2015 Escalada do Ojos del Salado, vulcão mais alto do mundo

dezembro/2016 Formou-se em Dança, pela UNICAMP (bacharelado e licenciatura)

agosto/2017 Projeto Biblioteca do Corpo, em Viena

abril/2018 Escalada do Everest

outubro/2018 Palestrante na Adventure Sports Fair, em São Paulo

setembro/2019 Evento My Deuter, na Alemanha

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
contatos

Henrique Scalco Franke 

+55 55 981374049 

henriquefranke@versuseumesmo.com