Cordón del Plata: Dia 4
Mais um dia de subida de acampamento, mesma rotina: acordar cedo, tomar café, desmontar acampamento, montar mochilas, e seguir destino! Dessa vez o objetivo era chegar ao acampamento Salto del Água, a 4.200 msnm, o qual provavelmente seria nosso último acampamento, de onde iríamos partir as tentativas de cume.


"Dia de subida ao acampamento Salto del Água. Saímos de Piedra Grande pelas 8:30h, novamente muito pesados, carregando tudo que tínhamos.
A primeira parte, apesar de constantemente íngreme, foi tranquila, levamos 2h. As outras 2h porém, foram muito difíceis, caminho muito mais íngreme, teve vento quase o tempo inteiro, deixando muito frio, e pra finalizar chegamos ao 'Infernillo', cujo nome já explica o quanto difícil é.
Mas chegamos, bem cansados, mas chegamos. Primeiro descansamos e comemos, depois montamos a parte interna da barraca, para nos 'escondermos' do Sol, e descansamos 1h, mais ou menos. Diferente dos outros dias, o tempo estava aberto, apenas com um pouco de vento.
Ao princípio tive um pouco de dor de cabeça, mas hidratando passou, e o restante do dia foi muito bom.


Agora já faz quase 1h que o sol se pôs atrás das montanhas, o que deixou tudo mais frio, mas a paisagem está linda, então me agasalhei e estou contemplando.
Para mim, estes momentos valem todo o sofrimento, é uma paz indescritível. Vou esperar escurecer mais e depois me recolher. São 19:30h." Salto del Água, Cordón del Plata/AR, 27/jan/2018


Analisando agora, quase um mês e meio depois, acho que este dia foi muito importante como treinamento para o Everest. Foi onde percebi a real diferença de estar em uma montanha por sua própria conta, e não em uma expedição, com carregadores e tudo mais. Tudo muito sofrido, mas o que só torna mais gratificante estar neste lugar!