• henriquefranke

Cordón del Plata: Dia 2

    Seguindo sugestão de um grupo de argentinos que encontramos no acampamento Las Veguitas, e após os guarda-parques "assustarem" um pouco sobre a rota do Cerro Loma Amarilla (pouco frequentado principalmente, logo com a rota pouco marcada), decidimos que iríamos acampar duas noites neste acampamento, e o segundo dia seria de aclimatação no Cerro Adolfo Calle (4.220 msnm).     Acordamos cedo, tomamos café, preparamos a mochila de ataque. Quando estávamos saindo um dos argentinos escalou-se para ir conosco (ele havia ido com seus companheiros no dia anterior, mas não tinha chego ao cume), o que nos foi bastante conveniente, pois ele conhecia a rota.


Vista a partir do início do acarreo que dá acesso à montanha. Acampamento La Veguita Superior ao fundo

"Hoje acordamos pelas 7h, tomamos café na barraca, estava um pouco frio, além de ter chovido quase toda a noite.     Arrumamos as mochilas de ataque, e pelas 9:30h já estávamos caminhando. O objetivo era atingir a altitude de 4.200 msnm, para aclimatar. O dia estava melhor que o anterior, apesar de às vezes as nuvens esconderem o sol e atrapalharem a visibilidade.     Pelas 13h chegamos ao cume do Cerro Adolfo Calle, 4.220 msnm. Foi bem pesado, muito íngreme, mas fomos bem para um primeiro contato com essa altitude. O tempo estava bom, por isso mais mais de meia hora lá em cima.


Guilherme vencendo as últimas rochas para acessar o cume

Cerro Adolfo Calle, com acampamento El Salto ao fundo

    Depois descemos, e pelas 16h chegamos de volta ao acampamento.     Ficamos hidratando e esquentando água, e agora vamos começar a jantar. São 18:06h." Las Veguitas, Cordón del Plata/AR, 25/jan/2018


Acampamento ao final do dia, frio e névoa, possibilidade de chuva ao anoitecer

  A estratégia de jantar cedo mostrou-se acertada, cerca de meia hora depois de terminarmos o jantar começou a chover bastante forte, nos livrando de ter que preparar refeição no avance da barraca. Tudo correu bem neste primeiro contato com altitudes superiores a 4.000 msnm, e estávamos prontos para subir acampamento.


"Cozinha", facilitada pelo jetboil emprestado pelo Edu (salvou a expedição hehehe)


2 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
contatos

Henrique Scalco Franke 

+55 55 981374049 

henriquefranke@versuseumesmo.com