top of page

Aconcágua: Dia 5

    Depois de um dia de descanso, o quinto dia foi de levantar um pouco mais cedo para fazer uma caminhada de aclimatação até o campo 1. O objetivo dessa caminhada eram dois, primeiro era aprimorar a aclimatação, subindo à 5.000 msnm e retornando para dormir novamente no campo base, e segundo fazer transporte de alguns mantimentos que seriam utilizados nos campos altos.


Início da caminhada para o acampamento 1

     Saímos por volta das 9h. O início da caminhada era bem íngreme, até passar os primeiros penitentes. Depois o terreno ficava mais suave até atingirmos um campo grande de penitentes. A partir daí não só a inclinação aumentou muito, como era longo e em terreno complicado, com neve, gelo, e sem crampons!! Porém o campo de penitentes pode ser, quem sabe, uma das paisagens mais belas que já vi.


Campo de penitentes, último trecho de subida

      Após umas 6h de caminhada chegamos no campo 1. Cheguei lá bem, mas uns 15 minutos depois começou a dor de cabeça, e acabei me alimentando meio mal, por ter ficado sem fome. Ficamos lá por mais ou menos 1h e retornamos ao campo base. A descida não foi pelo campo de penitentes, mas pela terra, muito fofa, mas bom para treinar deslocamento com as botas duplas.

      Chegamos ao acampamento base por volta 18h. Por ter baixado a altitude já me sentia muito melhor, mas exausto, afinal foram muitas horas de exercício contínuo. O restante do dia foi destinado a alimentação, hidratação e repouso.


Vista do Acampamento 1, com praticamente todo caminho percorrido no campo de visão

"Hoje acordamos às 6:30h para podermos iniciar as atividades às 9h. O objetivo de hoje era atingir o acampamento 1, à 5.000 msnm, para aclimatar e retornar ao acampamento base para dormir.


Retornando ao acampamento base, todo mundo animado, apesar do cansaço

    Foi um dia muito pesado, mas muito gratificante. Saímos por volta das 9h e iniciamos a subida, já com botas duplas. A subida achei muito boa e fiquei muito satisfeito com meu rendimento, já que consegui ir inclusive conversando e brincando com os companheiros de expedição. Passamos por paisagens lindíssimas, principalmente o 'glaciar' de penitentes. Porém, ao chegar ao acampamento 1 começou a fazer efeito a altitude sobre o corpo e tive muita dor de cabeça. Ficamos lá em torno de 1h e descemos. Durante a descida o mal estar passou, mas cheguei, assim como os outros, exausto ao acampamento.


Panorâmico no meio do caminho de retorno ao acampamento base

    Bom, agora temos quase todos alimentos já no acampamento 1. Os materiais de uso coletivo serão levados para lá amanhã por porteadores, enquanto nós descansaremos para completar o processo de aclimatação.

    Depois desse dia de descanso começaremos a subida pra valer, 'nos mudando' para o campo 1 inicialmente, de onde atingiremos o campo 2, de lá para o 3 e ataque ao cume.

    A convivência com o grupo está sendo muito legal, todos com suas diferenças, mas principalmente seus diferentes objetivos dentro da expedição.

    São 22:56h, vou escovar os dentes e dormir." Plaza Argentina, Parque Provincial Aconcágua/AR, 12/jan/2017


Entrada no campo base no retorno!!

7 visualizações
bottom of page