top of page

Aconcágua: Dia 3

  Dia longo, tem que acordar cedo, em torno das 5h estávamos de pé. Mesma rotina, desmontar acampamento, arrumar mochila, tomar café e pé na trilha!! Quer dizer, no começo não foi bem na trilha, mas no rio... O começo do dia já adiantava o que seria o terceiro dia de caminhada, aquele que para mim foi o mais pesado dos dias de aproximação!!


Travessia de rio de degelo!! Primeira vez que deixei de sentir as pernas!

    Objetivo era sair às 7h, e assim o fizemos!! Com uma pequena diferença, ao invés de calçar botas, estas foram amarradas à parte externa da mochila e vestimos papete/crocs, afinal de conta a primeira parte era atravessar um rio de degelo, aproximadamente 300m, água batendo no joelho... gosto de dizer que foi uma experiência incrível, mas uma das piores sensações que já senti... na metade do rio tive momentos de me apoiar apenas nos bastões, por não estar sentindo as pernas... mas deu tudo certo, chegamos aos outro lado, levamos uns 15 min pelo menos para reaquecer os pés, vestimos as botas e pé na estrada. A segunda parte, digamos assim, denomina-se quebrada de los relinchos, pelo fato de ser onde as mulas relincham ao subir, dada a inclinação deste trecho.. imagina só o que é!! E para terminar um longuíssimo trecho de estepe, pouco desnível, mas muito longo, com sol a pino!! A vantagem é que todo esse último trecho tínhamos adiante de nós o Aconcágua, com céu limpo, podendo vislumbrar toda sua magnitude e beleza!!


Metade da Quebrada de los Relinchos!!


     Chegamos no campo base Plaza Argentina (4.200msnm) perto das 16h, extremamente cansados. Eu, particularmente, senti bastante todo o desnível do dia, cerca de 1.000m, e cheguei com muita dor de cabeça. Fomos recepcionados com um lanche, montamos acampamento, e tirei um cochilo, pra ver se passava a dor.. funcionou, e somado ao jantar me senti muito bem!! A noite já estava novo!!


Vista do Aconcágua da trilha do terceiro dia

     O campo base Plaza Argentina fica aos pés da montanha, sendo o ponto de apoio mais importante desde lado da montanha. Nele concentram-se todos montanhistas que estão subindo por este lado, e muitos ficam nele alguns dias, fazendo caminhadas diárias aos campos altos e retornando, a fim de otimizar a aclimatação. Por isso no campo base encontramos muitas empresas que prestam serviço de alimentação... assim como é no campo base que fica a última base fixa de guarda parques, onde possuem serviços médicos (que todos devem passar para conferir suas condições de saúde e ter sua subida autorizada)... Por isso no campo base ficamos três dias, tendo um domo de apoio só para nossa equipe, o que nos deu muita privacidade e liberdade!! Também foi no campo base que tomamos a última chuveirada (chamar de banho é um pouco de exagero, rsrsrs)!! O objetivo aqui era descansar e aclimatar para a escalada propriamente dita!


Parada para "almoço"!!

"Dia pesado. Acordamos às 5h, com o objetivo de sair às 7h de 'Casa de Piedra', e ao final saímos às 7:30h.


Chegada no campo base Plaza Argentina

     Primeiro desafio foi atravessar o rio para poder acessar a 'Quebrada de los Relinchos'. Vaita experiência, porém não espero sentir essa sensação tão cedo novamente; no meio do caminho já não sentia mais os dedos, cheguei a sentir as pernas falharem de frio. Se já não bastasse, logo após veio a subida da 'quebrada de los relinchos', que se chama assim por ser tão íngreme que até as mulas reclamam para subir. Depois disso foi mais 'tranquilo'.     Por ter pouco sol, ao princípio foi difícil equalizar a roupa e às vezes sentia frio e às vezes calor. Porém foi muito longa e cansativa, principalmente por já sentirmos os efeitos da altitude. Foram um total de 1.000 metros de desnível em cerca de 14km de distância. A trilha acabou ao pé do Aconcágua, no campo base Plaza Argentina, sendo a trilha e o acampamento com um visual incrível.     Apesar de cansados, ao chegada ainda tivemos que montar acampamento. Ao concluir a montagem senti uma dor de cabeça muito forte, obrigando-me a descansar antes da janta. Mas depois de dormir uma meia hora e comer uma sopa caseira estou me sentindo muito melhor.     Para garantir uma boa aclimatação amanhã teremos um dia de descanso aqui no campo base, e na quinta faremos um porteio de equipamentos e mantimentos para o campo 1.     Agora estou na barraca refeitório, são 22:30h, todos já foram deitar e eu estava sem sono, vim tomar um chá e escrever. O céu está incrível, vou tentar tirar tirar umas fotos e irei dormir também, porque descansar é uma etapa importante para o sucesso da expedição!" Plaza Argentina, Parque Provincial Aconcágua/AR, 10/jan/2017


Campo base Plaza Argentina, nossa "casa" por três dias!


2 visualizações
bottom of page