top of page

Aconcágua: Dia 11

  Depois de dois dias no campo 2 (Campo 3 de Guanácos), novo dia de caminhada, deslocamento ao campo Cólera (campo 3), o último campo antes do cume. Saímos pela metade da manhã, depois acordar, tomar café e desmontar acampamento.


Carlos e Márcio chegando ao Campo Cólera!

    A subida não era toda novidade pois já tínhamos feito metade do caminho. Mas o ar cada vez mais rarefeito mostrava seus efeitos. Chegamos lá perto das 14h, estava muito próximo ao ponto mais alto que já havia estado, mas dessa vez era pra ficar por lá pelo menos duas noites. Deu ainda pra aproveitar um pouco a paisagem, mas também era necessário coletar neve para derreter (neste acampamento já não havia água em estado líquido naturalmente), e focar na hidratação. Também esfriou muito!!


Primeira vista do acampamento!

    Somando frio, cansaço e necessidade de acordar pelas 2h da manhã para fazer a tentativa de cume, fomos dormir bem mais cedo que os outros dias. Ou melhor, deitamos bem mais cedo, antes de dormir de fato ainda tinha que brigar com a ansiedade pelo dia que estava por vir!!


Companheiros de expedição coletando neve pra descongelar!

"Hoje acordamos as 7:30h, arrumamos nossas coisas, tomamos café e iniciamos jornada para o campo 3, Campo Cólera.


Campo Cólera com Aconcágua ao fundo!

   Fizemos em um ritmo ótimo, 3:50h já estávamos em Cólera. O plano de aclimatação mostrou seu resultado para conseguirmos fazer nesse tempo. Cheguei aqui super bem, mas depois tive bastante dor de cabeça, daí deitei e dormi um pouco. Às 18:30h fizemos um 'briefing' sobre o dia de amanhã, dia de ataque ao cume, e jantamos. É muito bonito aqui, mas está muito frio e precisamos nos recuperar, por isso ficamos quase impossibilitados de tirar fotos.


Vista desde o campo 3, pena que é tããão frio!!

    Vou me recolher agora, arrumar a mochila pra amanhã e descansar. Iremos acordar às 2:30h para sairmos às 4h para atacar o cume. Muita expectativa e ansiedade.   São 19:15h, indo para a barraca!" Campo Cólera (campo 3), Parque Provincial Aconcágua/AR, 18/jan/2017


Rota do dia de cume ao fundo!

    Muitos devem se perguntar porque chamam o campo 3 de Campo Cólera! Em palavras rápidas, porque durante um período da temporada de 2009 (tem que confirmar essa data), um epidemia de cólera de alastrou neste campo, atingindo praticamente todos montanhistas que aqui estavam, independente de serem do mesmo grupo ou não, comprometendo a escalada de todos. Desde então passou a ser assim chamado, em "homenagem"!

3 visualizações
bottom of page