Aconcágua: Descida e Retorno à Mendoza
"Hoje fazem 3 dias voltamos da montanha. Não Escrevo desde que retornamos do cume! Os dois dias posteriores, que ainda estávamos na montanha, foi de muita euforia, mas também de muita contemplação.

No primeiro dia desmontamos em Cólera (campo 3) e descemos até o campo base Plaza de Mulas, passando por Nido de Condores (campo 2 - Rota Normal) e avistando Berlin (campo 3 - antigo campo 3 da Rota Normal) e Plaza Canadá (campo 1 - Rota Normal). Até Nido de Condores foi uma descida tranquila, por trilhas bem marcadas. De Nido de Condores até Plaza de Mulas não... para desviar caminho seguimos a rota de descida dos 'porters', uma descida bem íngreme e técnica, com solo solto... porém, foi uma descida muito contemplativa, de onde avistávamos toda travessia que havíamos feito no dia anterior, assim como a canaleta e o cume!

Chegamos em Plaza de Mulas e comemoramos muito. Aí contávamos com a estrutura de uma empresa parceira, então dormimos em barracas dormitório, em camas de campanha, um tanto mais confortável!

Também conversamos muito sobre o que tínhamos acabado de fazer, extasiados, enquanto contemplávamos a montanha, que nos banhou com tão belas condições de escalada.

O dia seguinte, sábado, foi nosso último dia de montanha, em que deveríamos chegar até Horcones, entrada do parque provincial, uma jornada de praticamente 30km.

Saímos por volta das 10:30h. Inicialmente um trecho de declive, um pouco técnico, até chegar a 'Playa Ancha', trecho longo, praticamente plano, em torno de 10km, sob sol escaldante. Enquanto cruzávamos esse trecho visualizávamos o lado da montanha que ainda não tínhamos visto, oeste/sudoeste. Isto até chegar ao acampamento de Confluencia, primeira parada para quem está entrando no parque por esse lado, última parada para nós. Aí descansamos e lanchamos. Último trecho foi de bastante declive, mas a imagem da montanha foi ficando cada vez mais incrível, e ela foi mostrando toda imponência do seu lado sul.

E assim chegamos ao final dessa aventura. Todos íntegros, saudáveis e realizados! Paramos em Penitentes para pegar as mochilas marinheiras, que haviam descido com as mulas, aproveitamos para o primeiro brinde de comemoração, à base de muita cerveja! Chegamos em Mendoza tarde, alguns se recolheram, com outros fui comer algo e comemorar mais um pouco.

Domingo, após merecido descanso em uma cama e um belo banho de chuveiro (após 13 dias), fomos à 'comemoração oficial' na melhor especialidade mendocina, almoço e vinho em uma bodega local, onde ficamos por umas 8h... e depois continuamos em bar tradicional da cidade.


Segunda de ressaca, nos despedimos dos primeiros companheiros que se foram, e nostalgia se iniciava ainda comentando e tentando entender o que havíamos realizado.

... (continua)" Parque San Martín/Mendoza, 24/jan/2017
